PDI & UNIARAXÁ – Sua participação é fundamental

Postado em 18/11/2012

O PDI deve estar intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento auto-avaliativo como externo. Quando se tratar de Instituição já credenciada e/ou em funcionamento, os resultados dessas avaliações devem balizar as ações para sanar deficiências que tenham sido identificadas. Se a IES tiver apresentado PDI quando do Credenciamento, o documento institucional deverá incluir, também, uma comparação entre os indicadores de desempenho constantes da proposta inicial e uma avaliação considerando-se a situação atual.

“Os dados e informações sobre a IES, constantes do PDI, deverão se organizar em três níveis hierárquicos: Dimensões, Categorias de Análise e Indicadores”.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estabeleceu como objetivo do seu PDI “apontar o futuro que a instituição almeja e quer construir para si (…)” balizado por uma “(…) reflexão cuidadosa sobre as possibilidades e prioridades da universidade contribui para coerência e convergência das ações nos vários âmbitos da instituição, potencializando e dando qualidade aos seus resultados. Essa reflexão – ou esforço de planejamento – deve ser capaz, então, por um lado, de apreender a riqueza de informações e pontos de vista sobre a UFSCar e, por outro, de ter suas conclusões apreendidas pelo conjunto da instituição como norte legítimo para seu desenvolvimento. Espera-se, pois, que ao término do processo de construção do PDI, a Universidade tenha diretrizes orientadoras para seu desenvolvimento acadêmico, organizacional, físico e ambiental.”

Boa Semana!
Profª Cátia