Falando em rota a seguir “as cápsulas” aponta algumas

Postado em 02/12/2012

As organizações normalmente tendem, com o passar do tempo, a se estabilizar excessivamente, a se preocupar exclusivamente com sua sobrevivência e com a manutenção de seu status quo. O planejamento é importante no processo de induzir a organização a aceitar a mudança, as inovações e a se preocupar com seu crescimento e ajustamento ao ambiente.

As decisões estratégicas transcendem os limites da organização, ao contrário de outras decisões administrativas.

O planejamento não retira da tomada de decisões o risco e a incerteza, mas, aprimorando o
conhecimento interno da instituição e também o conhecimento sobre os fatores externos não
controláveis, constitui um instrumento valioso para que os dirigentes possam melhor distinguir as alternativas que se apresentam.

A universidade está inserida no macrossistema nação, e sua missão (ou finalidade) irá
depender dos objetivos nacionais, recursos disponíveis, políticas industriais, tecnológicas,
culturais e educacionais do país e da região.

O processo de planejamento e administração das mudanças deve ter por base o modelo
participativo. Além disso, é um engano considerar o planejamento como um processo que tem seu ponto final na formulação de um plano formal e estruturado. O PDI é muito mais
que isso, pois envolve diversas fases interligadas e integradas de formulação, execução,
acompanhamento, controle e avaliação dos resultados gerados.

É crescente a diversidade de novas situações com que as Universidades se deparam, exigindo que se preocupem com o planejamento a curto, médio e longo prazos, de modo a absorver inovações e atender novas demandas.

O sucesso do PDI supera a elaboração dos planos de cada unidade, requer o efetivo
compromisso da comunidade em transformar sonhos em ações, que, concretizadas, conduzam o UNIARAXÁ à posição de excelência em todos os níveis.

Para a construção da identidade e compromissos sociais do UNIARXÁ é fundamental
contextualizar e compreender o papel da universidade e as grandes questões do mundo contemporâneo, de modo a possibilitar que a universidade contribua com respostas, críticas e proposições aos desafios socialmente presentes.

[texto original]

| Mais