Em tempo de PDI, alguns conceitos

Postado em 13/05/2013


CONCEITOS CONVENCIONAIS

  • OBJETIVOS – Condições ou resultados quantificáveis que devem ser conseguidos e mantidos durante um período de tempo para que a organização possa se considerar bem sucedida. (o que fazer?)
  • METAS – Resultados finais quantificados que devem ser atingidos dentro de um período de tempo previamente estabelecido. (o que? Até quando?)
  • PLANOS – Conjunto de medidas, tarefas e ações por meio das quais devem ser atingidos os objetivos e as metas. (como alcançar o que e até quando?)

ESTRATÉGIAS

São os meios de atingir os objetivos.

  • Decidir pela maneira mais adequada buscando atingir maior efetividade, ou seja, fazer certo as coisas certas com o máximo de contribuição para o ambiente.
  • Deve-se pensar em aspectos tais como: custos, relações humanas, qualificação do pessoal, sinergia com os objetivos, interação entre as partes da organização, etc.

Políticas

  • Políticas são regras ou diretrizes que expressam os limites dentro dos quais as ações devem ocorrer. Essas regras freqüentemente tomam a forma de decisões contingenciais para resolução de conflitos entre objetivos específicos.
  • Políticas estratégicas – são as maiores políticas – aquelas que guiam a direção e postura da entidade ou determinam sua viabilidade.
  • Políticas são regras ou diretrizes que expressam os limites dentro dos quais as ações devem ocorrer. Essas regras freqüentemente tomam a forma de decisões contingenciais para resolução de conflitos entre objetivos específicos.
  • Políticas estratégicas – são as maiores políticas – aquelas que guiam a direção e postura da entidade ou determinam sua viabilidade.

Estratégias e Metas

  • Estratégia é um padrão ou plano que integra as maiores metas de uma organização, suas políticas e suas seqüências de ação de uma forma coesiva.
  • Metas especificam o que é para ser alcançado e quando deverão ser atingidos os resultados, mas elas não declaram como estes resultados vão ser alcançados.
  • Estratégias e Táticas
  • As estratégias e as táticas podem ocorrer em vários diferentes níveis em uma organização. A diferença entre tática e estratégia é que:
  • As táticas são de curta duração, adaptativas, e utilizam adaptações interativas de forças opostas, para atingir metas limitadas.

As estratégias definem uma base contínua de ordenação destas adaptações através de propósitos mais amplamente concebidos.

Programas

Os Programas especificam passo a passo a seqüência de ações necessárias para atingir os objetivos maiores. Eles expressam como os objetivos serão atingidos dentro dos limites estabelecidos pela política.

Alguns fatores críticos e estruturais mínimos que estratégias eficientes devem conter:

  • Objetivos decisivos e claros;
  • Manutenção da iniciativa;
  • Concentração: ênfase nos pontos fortes x pontos fracos
  • Flexibilidade;
  • Liderança coordenada e comprometida: a liderança precisa ser vista com confiança. As estratégias de sucesso requerem comprometimento, não apenas aceitação.

Bom Trabalho!
Profª Catia Maria Lemos Melo Zema

[texto original]


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