Cápsulas para o PDI (25/11/2012)

Postado em 25/11/2012

A educação superior está sendo desafiada pelas novas oportunidades relacionadas às novas tecnologias, melhorando as formas pelas quais o conhecimento pode ser produzido, administrado, disseminado, acessado e avaliado.

O conhecimento, estratégico para este novo milênio, abre às Universidades oportunidades de expansão e fortalecimento, ao mesmo tempo em que questiona o seu papel, desempenho e compromissos sociais. Esses questionamentos decorrem de vários fatores externos à instituição, dentre
os quais são citados o paradigma da pós-modernidade, o desgaste das utopias, o progressivo desenvolvimento e disseminação das novas tecnologias de comunicação e a descentralização da produção do conhecimento.

O enfrentamento deste quadro requer um conjunto de ações que contemplem desde a revisão do modelo organizacional e jurídico das universidades, da cultura organizacional até a forma de relacionamento com a sociedade.

Desta maneira, torna-se imperativa a elaboração de um PDI coletivo, O que não pode ser entendido como atividade burocrática, executável por comissões ou grupos de planejamento, mas é de responsabilidade de todos os níveis hierárquicos da instituição, pois tem por objetivo o alcance de resultados, através de um processo sistemático de antecipação de ações futuras.

- Pode dizer-me que caminho devo tomar?
- Isto depende do lugar para onde você quer ir.
(respondeu com muito propósito o gato)
- Não tenho destino certo.
- Neste caso qualquer caminho serve.
— “Alice no País das Maravilhas” – Lewis Carrol

Como anda sua participação?

[texto original]

| Mais